HISTORIAL JUDO EM POMBAL CLASSIFICAÇÕES TEORIA ESTATUTOS ESCOLA


JUDO EM POMBAL

O Judo surge em Pombal no ano de 1976, com o aparecimento da Escola de Judo dos Bombeiros Voluntários de Pombal (EJBVP), decorrendo os treinos no salão dos Bombeiros Voluntários, numa área de apenas 18 tatamis. Em Novembro de 1976, é fundada a Associação Distrital de Judo de Leiria (ADJL), sendo o clube pombalense um dos seus três membros fundadores.

1977

Por questões burocráticas apenas em 1977 os primeiros judocas são inscritos na Federação Portuguesa de Judo (FPJ). Nestes primeiros anos de funcionamento, embora o número de inscrições fosse elevado, a evolução é pequena e inconstante, motivado essencialmente pelas interrupções a que foi sujeito. Estiveram como responsáveis técnicos neste período Jaime Nolan (1976, 1978); António Luís dos Santos (1980) e Óscar Rainho (1981). Em 1980 um judoca pombalense, Arlindo Araújo, participa pela primeira vez num Campeonato Nacional.

Em 1982, sob o comando técnico de Adérito Araújo (1981 – 1983) e Mário Alegrete (1982-1989), embora ainda ligado aos Bombeiros Voluntários de Pombal, o judo passa a realizar os seus treinos no ginásio da CERCIPOM, onde se mantém até 1985. Nessa altura começa a ser realizado um trabalho de base, sendo dada prioridade aos escalões etários mais baixos. Luís Vaz participa no Campeonato Nacional de Juvenis e ao obter o 2º lugar torna-se o primeiro judoca pombalense a ganhar uma medalha em provas organizadas pela FPJ.

1983

Em 1983 o Judo deixa de estar ligado aos Bombeiros Voluntários de Pombal e passa para a jurisdição do Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP). Nesse ano Francisco Jorge vence o Campeonato Nacional de Juvenis e torna-se o primeiro CAMPEÃO NACIONAL pombalense. Depois dele, também Paulo Araújo (1985), Célia Cavalheiro (1986), Gabriela Lourenço (1986) e Tiago Freire (2006) e André Gaspar (2010) se tornaram Campeões Nacionais.

Em 1984 Arlindo Araújo assume os destinos do judo em Pombal, começando a traçar um plano de desenvolvimento sustentado na formação, que como se pode verificar, deu excelentes resultados. Nessa altura, e com a necessidade de aumentar o número de treinos semanais, o judo debate-se com um grave problema de instalações, pois os custos com o aluguer do ginásio da CERCIPOM não possibilitam um maior número de treinos semanais. Com a construção do Pavilhão e Iniciação Desportiva em 1985 o Judo passa a ter um espaço próprio, o que possibilita o aumento do número de treinos e a consequente melhoria ao nível competitivo.

1986

No ano de 1987 uma equipa pombalense participa pela primeira vez num Campeonato Nacional de Equipas. Essa participação não podia ter sido melhor, pois a equipa constituída por Rui Araújo, Luís Mendes, Paulo Araújo, Filipe Pedrosa e Nuno Domingues obtém um magnifico 3º lugar no Campeonato Nacional de Equipas Juvenis.

1988

Em 1988 Pombal tem finalmente um CINTO NEGRO – Arlindo Araújo, ao qual se seguiram mais sete, Célia Cavalheiro, Paulo Araújo, Rui Araújo, Pascal Rodrigues, João Mendes, Paulo Rolo, Paulo Jorge e Pedro Simões. Em 1990 Arlindo Araújo obtém a graduação de 2º Dan. 1988 é também o ano em que Pombal passa a ter uma judoca internacional quando Célia Cavalheiro é convocada pela FPJ para representar o país no IX Troféu Internacional Cidade de Madrid. Neste mesmo ano, Arlindo Araújo sagra-se CAMPEÃO NACIONAL UNIVERSITÁRIO POR EQUIPAS, e Vice-campeão Nacional Universitário individual, em competição organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Em Outubro, é organizado em Pombal o I Torneio Nacional de Judo de Pombal, prova destinada a judocas seniores femininos e que contou com a presença de 35 judocas em representação de 15 clubes. De destacar o 2º lugar obtido por Célia Cavalheiro. Em 1989 é realizado o II Torneio Nacional de Judo de Pombal, tendo a pombalense Célia Cavalheiro obtido o 1º Lugar. No ano de 1990 é realizado o III Torneio Nacional de Judo de Pombal, desta vez destinado a Esperanças masculinos. O torneio conta com a presença de 62 judocas em representação de 18 clubes, tendo o pombalense Rui Araújo obtido o 2º lugar. De referir que neste Torneio participaram entre outros Michel Almeida (Campeão da Europa 2000), Pedro Soares (Vice-campeão Europeu 1996 e 2002), Pedro Caravana (3º lugar Campeonato da Europa 1997) e Guilherme Bentes (Campeão Mundial Universitário).

1988 estágio

Em 1989 os judocas pombalenses participam pela primeira vez num estágio além fronteiras, quando são convidados pelo Judo Clube Savigni sur Orge (JCSO) para se deslocarem a Paris. O clube faz-se representar com 4 atletas. Neste ano, 3 judocas pombalenses (Arlindo Araújo, Célia Cavalheiro e Paulo Araújo) são chamados pela FPJ para participarem nos estágios das respectivas Selecções Nacionais.

1989

Em 1990 Pombal volta a ter como responsável técnico um treinador de 3º Grau, Arlindo Araújo, desde 1980 os responsáveis apenas possuíam a qualificação de monitor. Actualmente existem dois treinadores de 3º Grau, Arlindo Araújo e Pascal Rodrigues (desde 1999) e sete monitores: Henrique Nogueira, Paulo Jorge, Sandrina Cordeiro, João Mendes, Tiago Freire, Jennifer Rodrigues e Antoni Silva. Neste ano, Arlindo Araújo ascende à categoria de Árbitro Regional B, passando a Árbitro Regional A em 1992.

1990-1991

Nos anos de 1991 e 1992 é desenvolvido através do PIPSE o Projecto de Animação Desportiva “Judo na Escola”, realizado na Escola Primária N.º1 de Pombal, que envolveu cerca de 120 crianças da 2ª fase em cada um dos anos.

1991

No mês de Outubro de 1991 os pombalenses Rui Araújo e Sabine Lisboa participam no CAMPEONATO DA CEE integrados na Selecção Nacional Portuguesa. Para além deste Torneio os judocas Rui Araújo, Sabine Lisboa e Pascal Rodrigues são convocados pela FPJ para participar nos estágios das respectivas Selecções Nacionais. Ainda neste ano Arlindo Araújo toma posse como membro do Conselho Técnico da ADJL, cargo que ocupa até 2001.

Em 1992 o Judo deixa de estar ligado ao NDAP e passa para a Associação Desportiva e Acção Cultural da Charneca (ADAC). Nesse ano os judocas pombalenses passam a competir para além das provas organizadas pela FPJ nas provas organizadas pelo Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres (INATEL) tendo-se neste ano Arlindo Araújo sagrado CAMPEÃO NACIONAL DE JUDO. Ainda neste ano Arlindo Araújo obtém o 1º lugar no Torneio de Inverno das Forças Armadas.

1992

No ano de 1993 Pascal Rodrigues é convocado pela FPJ para participar no Torneio Internacional K. Kobayashi, prova em que obtém um honroso 5º lugar.

Em 1996 Arlindo Araújo é convidado pela ADJL para Secretário do Curso de Monitores, organizado pela ADJL e realizado na Marinha Grande. Nesse ano, a ADAC realiza pela primeira vez em Pombal umas “Férias Desportivas”. O Tema foi “Vamos aprender Judo”, e decorreram nas instalações da ADAC durante o mês de Julho. Foram parceiros da ADAC nesta iniciativa o INDESP, o IPJ, a SED e a SEJ. Esta actividade foi realizada ainda nos anos de 1997 e 1998 no Pavilhão Municipal Eduardo Gomes, sempre com a designação “Vamos aprender Judo”.

1996-1997

Embora o esforço para a divulgação tenha sido grande, neste período nota-se uma diminuição do número de praticantes, motivado pelas precárias condições de treino. O Pavilhão de Iniciação Desportiva deixa de ter condições para a prática, pois no Inverno chove lá dentro e o frio não ajuda a que os jovens adiram à modalidade.

Em 1997 a modalidade muda finalmente de instalações, passando a funcionar no Pavilhão da Caldeira. A ADAC adquiriu uma área de 50 Tatamis e a Câmara Municipal de Pombal (CMP) cede as instalações e coloca um estrado sobre o qual se monta a nova área de competição. As novas instalações, embora ainda sem as condições ideias para a prática da modalidade, não possuem balneários, dão um novo incentivo ao Judo, que vê aumentar gradualmente o número de praticantes.

1998

No ano de 1998 Pascal Rodrigues (1998-2006) passa a ser o treinador principal e Arlindo Araújo fica como Coordenador Técnico. Nesse ano, devido ao abandono de vários judocas, a maioria por motivos académicos, inicia-se uma nova reestruturação da secção, sendo dado uma grande ênfase às classes de iniciação e formação desportiva em detrimento da vertente competitiva.

1999-2000

Em 2002 o judo instala-se na Sala de Ginástica da Escola Marquês de Pombal, local que mantém até hoje, e embora possua boas condições verifica-se uma rápida degradação dos Tatamis, pois os mesmos são usados nas aulas de Educação Física da Escola. Neste ano, Pascal Rodrigues toma posse como membro do Conselho Técnico da ADJL, cargo que desempenha até hoje.

2003

No ano de 2003, o Instituto do Desporto de Portugal atribui o prémio “Reconhecer o Mérito” à Secção de Judo da ADAC, devido “à acção exercida junto dos jovens praticantes, proporcionando uma prática de qualidade a um número alargado de jovens, ajudando-os a aprender e a ser melhores praticantes e melhores cidadãos”. Nesse mesmo ano o Treinador Pascal Rodrigues foi distinguido com o mesmo prémio, devido à “dedicação e competência e ao respeito dos valores do espírito desportivo”.

2004

Em 2004 a ADAC organizou um Torneio Internacional de Judo de Pombal, destinado a Equipas Juvenis Masculinos, o qual contou com a presença de uma Equipa Espanhola e das principais equipas nacionais tendo a equipa pombalense obtido 3º lugar. Neste mesmo ano a Secção de Judo da ADAC adquiriu uma carrinha de nove lugares, o que possibilitou um mais fácil acesso dos atletas a todas as competições e estágios.

2005

No ano de 2005 o judo pombalense volta a ter um atleta nos estágios da Selecção Nacional, Tiago Freire, que participa em vário estágios e é convocado para representar o país no TORNEIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL – NIVEL A, prova destinada a judocas juniores.

Em 2006 Tiago Freire sagra-se Campeão Nacional de Juniores e volta a ser convocado pela FPJ para todos os estágios da Selecção Nacional de Juniores e alguns de seniores e participa, pela segunda vez consecutiva no TORNEIO INTERNACIONAL DE PORTUGAL – NIVEL A. Em Setembro deste ano, Arlindo Araújo volta a assumir o cargo de treinador principal sendo secundado por Pascal Rodrigues e Henrique Nogueira.

2006

A 11 de Novembro, nas comemorações do Dia do Município, a ADAC recebe a Medalha de Bronze de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Pombal, pelo trabalho desenvolvido com os jovens do concelho, bem como pelos resultados obtidos nas modalidades de Judo e Basquetebol. Nesse mesmo dia, Tiago Freire recebe também a Medalha de Bronze de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Pombal, devido aos resultados desportivos alcançados por este judoca. Neste mesmo mês, a ADAC recebe o Prémio António Serrano, atribuído pelo Jornal “O ECO”, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo desportivo, associado aos excelentes resultados desportivos alcançados no ano de 2006, nas modalidades de Basquetebol e Judo.

2006

A 7 de Dezembro terminámos o ano com um jantar comemorativo dos 30 anos de existência do Judo na Cidade de Pombal, no qual participaram cerca de 100 pessoas, entre praticantes, ex-praticantes, bem como aqueles que directa ou indirectamente colaboraram para a sua implementação e desenvolvimento em Pombal. Neste Jantar foram homenageados todos os judocas que obtiveram medalhas em provas nacionais organizadas pela FPJ bem como todos os treinadores e directores que contribuíram para o desenvolvimento do Judo na nossa cidade.

2007

No ano de 2007 o Pombal vê nascer um clube de judo quando a 31 de Julho é constituído o Centro de Cultura e Desporto – Escola de Judo de Pombal, sendo os estatutos publicados no Diário da Republica, 2ª série – N.º 191 – 3 de Outubro de 2007 (28873). O clube inicia a prática efectiva a 1 de Setembro de mesmo ano. A 27 de Setembro de 2007 é inscrito no Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores (INATEL) como Centro de Cultura e Desporto, sob o número 5129. A 18 de Outubro de 2007 é inscrito na Federação Portuguesa de Judo (FPJ), sob o número 815 e a 24 de Outubro de 2007 na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), sob o número 605. A 15 de Dezembro o CCD – EJ Pombal participa pela primeira vez numa competição, Torneio Nacional de Judo “Abertura” organizado pelo INATEL e disputado em Miranda do Corvo onde obteve um segundo e dois terceiros lugares.

2007

2008

Em Junho de 2008 Pascal Rodrigues participa nos CSIT - World Sport Games, realizados em Rimini – Itália integrado na Selecção Nacional de Judo do INATEL, sendo Arlindo Araújo um dos treinadores dessa selecção. Em Setembro desse mesmo ano Arlindo Araújo é convidado pela ADJL para Prelector do Curso de Monitores, organizado pela ADJL e realizado na Marinha Grande.


2008

A 21 de Fevereiro de 2009 Pombal recebe pela primeira vez uma competição Nacional organizada pela Fundação INATEL, o Torneio Nacional de Judo “Preparação”. Em Outubro de 2009 a Escola de Judo de Pombal desloca-se à Corunha – Espanha, para participar no XII Troféu Internacional Cadete de Narón, torneio em que participam cinco judocas pombalenses e no qual Damien Gonçalves obtém um honroso 3º lugar na categoria de -81 kg. A 5 de Dezembro de 2009, por ocasião do 65º aniversário da agência de Leiria da Fundação INATEL, Arlindo Araújo é distinguido com o Prémio Personalidade Desportiva do Ano por esta instituição.

2009

Em 2010 André Gaspar sagra-se Campeão Nacional de Juvenis, obtendo o primeiro título nacional em nome do CCD - Escola de Judo de Pombal. Em Setembro de 2010 o Judo muda-se para uma nova “casa”, passando os treinos a ter lugar no Centro Escolar de Fonte Nova, espaço cedido pela Câmara Municipal de Pombal no qual irá instalar uma área de treino de 170 m2.

2010

O judo conta com cerca de 50 atletas com idades compreendidas entre os 4 e os 45 anos.

Treinadores que exerceram funções em Pombal:

- Jaime Moreno Nollan – 1976-1978
- António Luís dos Santos - 1980
- Óscar Rainho - 1981
- Adérito Araújo – 1981 - 1983
- Mário Alegrete – 1982 – 1989
- Arlindo Araújo – 1983 - 1998; 2006 - 2010
- Pascal Rodrigues – 1997 – 2006
- Hélder Nunes - 2000
- Henrique Nogueira – 2005 – 2007
- Sandrina Cordeiro - 2005
- João Mendes – 2007 – 2010
- Nuno Fernandes - 2008

Os directores que tornaram possível implementar e manter o judo na cidade:

- Adelino Araújo - Impulsionador na Escola de Judo dos Bombeiros Voluntários de Pombal.
- Alfredo Marques - Impulsionador no Núcleo do Desporto Amador de Pombal.
- Edite Santos - Impulsionadora na Associação Desportiva e Acção Cultural da Charneca.
- Arlindo Araújo, Egídio Farinha e Nuno Fernandes – Fundadores do Centro de Cultura e Desporto – Escola de Judo de Pombal.

Entidades que mais contribuíram para a promoção e desenvolvimento da modalidade:

- Câmara Municipal de Pombal
- INATEL
- Associação Distrital de Judo de Leiria
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal
- Núcleo do Desporto Amador de Pombal
- Associação Desportiva e Acção Cultural da Charneca
- Centro de Cultura e Desporto – Escola de Judo de Pombal.

Atletas classificados em provas Nacionais organizadas pela FPJ:

Luís Vaz – 2º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1982

Francisco Jorge – CAMPEÃO NACIONAL DE JUVENIS 1983

Carla Leitão – 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1983; 2º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1984

Paulo Araújo – CAMPEÃO NACIONAL DE JUVENIS 1885; 2º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1987; 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1986; 3º Lugar no Campeonato Nacional de Equipas Juvenis 1987; 3º Lugar no Campeonato Nacional de Esperanças 1989; 3º Lugar no Torneio Nacional Dia Olímpico – Esperanças 1990

- Célia Cavalheiro - CAMPEÃ NACIONAL DE JUVENIS 1986; 1º Lugar no Torneio Nacional FPJ – Seniores 1989; 2º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1985; 3º Lugar no Campeonato Nacional de Seniores 1988

- Gabriela Lourenço – CAMPEÃ NACIONAL DE JUVENIS 1986

- Rui Araújo - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1987 e 1989; 3º Lugar no Campeonato Nacional de Equipas Juvenis 1987; 3º Lugar no Torneio Nacional Dia Olímpico – Esperanças 1990; 3º Lugar no Campeonato Nacional de Esperanças 1991

- João Nuno Domingues - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Equipas Juvenis 1987;

- Filipe Pedrosa - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Equipas Juvenis 1987;

- Luís Mendes - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Equipas Juvenis 1987;

- Rui Cavalheiro - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1989

- Arlindo Araújo - 3º Lugar no Torneio Nacional FPJ – Seniores 1990; 3º Lugar no Torneio Nacional K. Kobayashi – Seniores 1990; 3º Lugar no Torneio Nacional K. Kobayashi – Seniores 1991

- Virgínia José - 3º Lugar no Torneio Nacional FPJ – Seniores 1990

- Pascal Rodrigues - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juniores 1991; 3º Lugar no Torneio Nacional K. Kobayashi – Seniores 1992; 2º Lugar no Torneio Nacional FPJ – Seniores 1996; 3º Lugar no Torneio Nacional K. Kobayashi – Seniores 1996

- Sabine Lisboa - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juniores 1991

- André Malheiro - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1991

- Filipe Fernandes - 3º Lugar no Campeonato Nacional de Juvenis 1992

- Pedro Morna - 1º Lugar no Torneio Nacional de Outono – Esperanças 1996; 3º Lugar no Campeonato Nacional de Esperanças 1996

- Tiago Freire - CAMPEÃO NACIONAL DE JUNIORES 2006; 3º lugar no Campeonato Nacional de Juniores 2005

- André Gaspar – CAMPEÃO NACIONAL DE JUVENIS 2010

 

-TOPO-

Centro de Cultura e Desporto - Escola de Judo de Pombal
R. Rancho Típico de Pombal, 21 - 3º Esq 3100-432 Pombal
| Tm: 919 748 608 | E-mail: judopombal@sapo.pt |